top of page
Buscar
Foto do escritorStéphany Ulhôa Moratti

Saiba quais são as obrigações da empresa, na dispensa do empregado.


Quando falamos dispensa de um funcionários que tinha a carteira assinada, logo pensamos no prazo para pagamento das verbas rescisórias. Porém, essa não é a única obrigação.


De fato, o prazo para pagamento das verbas é extremamente importante, tendo em vista que, se não for observado pela empresa, pode ocasionar uma série de prejuízos.


Saiba quais são as obrigações da empresa, quando o funcionário é dispensado:


1- Proceder com o pagamento das verbas rescisórias em até 10 (dez) dias corridos. ´

2- Entregar toda a documentação relacionada à rescisão, no mesmo prazo, ou seja, 10 (dez) dias;

3- Comunicar aos órgãos oficiais a data da dispensa;

4- Devolver a carteira de trabalho do empregado, com a baixa no contrato de trabalho. Atenção, as datas devem estar corretas.


Agora vamos às seguintes situações hipotéticas:


(1ª) O trabalhador não retornou para receber as verbas rescisórias

(2ª) O trabalhador não retornou para retirar os documentos referente à rescisão ou (3ª) A empresa não consegue falar com o trabalhador, pelo telefone.


Solução para a 1ª situação: deposite o valor das verbas rescisórias na conta indicada pelo trabalhador para receber o salário;


Solução para a 2ª situação: a empresa deve emitir uma notificação, informando ao trabalhador que as guias estão liberadas. Essa situação demanda muita atenção, pois a não entrega das guias, pode gerar indenizações para o trabalhador;


Em algumas situações, a empresa tem a opção de acionar o judiciário para entrega das guias e/ou realização do pagamento das verbas rescisórias, para evitar ser condenado ao pagamento de multas ou indenizações.


Importante: se a empresa descumprir com os prazos previstos na lei (Art. 477 da CLT) poderá ser obrigada ao pagamento de uma indenização correspondente ao último salário do trabalhador. Além disso, se o trabalhador não conseguir receber o seguro desemprego, por culpa da empresa, poderá ser condenado a indenizar o valor que o trabalhador receberia.


Na dúvida, sempre procure um profissional especializado.




29 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page